domingo, 11 de outubro de 2009

Transmissão de Carmen



Teatro Guaira e RTVE Paraná Educativa apresentam a ópera “Carmen” na segunda-feira, dia 12, às 18h00
Dentro da diretriz de estabelecer parcerias com os demais órgãos do Estado, que tem norteado as ações da atual Diretoria do Centro Cultural Teatro Guaíra, será apresentada na próxima segunda-feira (12/10), às 18 horas, a ópera “Carmen”, de Georges Bizet. O público poderá assistir ao espetáculo sintonizando a TV Paraná Educativa no Canal 9, pelo SKY- canal 115, por antena parabólica no 1320 Vertical e NET, canal 10, além da Internet, acessando http://www.rtve.pr.gov.br/ A Rádio Educativa AM está no 630 do dial e a Rádio Educativa FM em 97.1. O evento está sendo possível graças à cooperação estabelecida entre O Teatro Guaíra e a RTVE, através da qual a obra foi gravada em uma das quatro apresentações que foram assistidas por cerca de seis mil pessoas, em agosto. Agora será possível àqueles que não tiveram oportunidade de assistir às récitas no Guairão ou que desejam rever a obra, apreciar o espetáculo na íntegra. A ópera “Carmen” é uma produção do Centro Cultural Teatro Guaira e tem como diretor musical o maestro Alessandro Sangiorgi e a direção geral do regisseur Walter Neiva. Com um elenco de cantores donos de belíssimas vozes, a ópera tem nos papéis principais a mezzo-soprano paranaense, Luciana Bueno, e o tenor argentino Marcelo Puente, como Dom José. O personagem Escamillo (o toureiro) é representado por David Marcondes. Os demais solistas são: Cláudia Azevedo (Micaela), Luisa Kurtz (Frasquita), Tati Helene (Mercedes), Sergio Odair dos Santos (Morales), Flavio Leite (El Remendado), Giovanni Tristacci (El Dancaire) e Paulo Barato (Zuniga). O espetáculo conta com a participação do Coro Infantil Curumim, sob regência de Joyce Todeschini, o coro (adulto) escolhido especialmente para esta obra, regido pelo maestro Sérgio Deslandes. O Guaíra 2 Cia. de Dança interpreta a dança flamenca de forma suave e vibrante, com coreografia da bailarina Inês Drummond, integrante da companhia. No ato final, durante o desfile dos toureiros, entram em cena cavalos, treinados e cedidos à produção do Teatro Guaíra pelo Regimento Coronel Dulcídio, unidade integrante da Polícia Militar do Paraná. A beleza do cenário, iluminação e figurinos coube aos funcionários do Teatro que assinam o figurino (Aldice Lopes), e o cenário (Cleverson Cavalheiro), com a participação do cenógrafo Ruy Almeida e o iluminador Waldo de Leon. O espetáculo para televisão foi dirigido por Elson Faxina e José de Mello. A produção da ópera teve viabilidade econômica pela Lei Rouanet, com patrocínio da Copel (Companhia de Eletricidade do Paraná).

3 comentários:

  1. Parabéns Luciana, tive a oportunidade de estar entre as seis mil pessoas presentes na platéia do Guairão e agora como telespectadora, foi uma bela apresentação muito emocionante e envolvente. Muita saúde e sucesso!

    Nataly Ribas (ctba-pr)

    ResponderExcluir
  2. M A R A V I L H O S A presença de palco e desempenho vocal!
    Um abraço,
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Faltou-me até palavras agora para descrever aqui o que senti quando vi sua maravilhosa interpretação e sua belissima voz na TV, uma pena ter sido somente através dela... Mas um dia ainda hei de ouvi-la e vê-la! rsrsrs ao vivo e a cores!

    Um grande abraço e muito sucesso!

    Deyris (São Luis-MA)

    ResponderExcluir