domingo, 3 de maio de 2009

Neukomm


Terça estarei em Brasília para um concerto regido por Michael Willens, no 
 Teatro Nacional Claudio Santoro, com o tema " Haydn e seus contemporâneos".Cantarei uma ária de concerto de Sigismund von Neukomm chamada "Misera, dove son?".Em 1816, Neukomm foi convidado a integrar a comitiva do Duque de Luxemburgo, embaixador francês que veio estabelecer sua representação à corte do Rio de Janeiro, quando do restabelecimento das relações diplomáticas após o fim das guerras napoleônicas. Neukomm foi convidado a ficar no Rio de Janeiro pelo Conde da Barca, ministro do reino,
A presença de Neukomm foi de grande importância para o meio musical do Rio de Janeiro. O músico austríaco contribuiu para a popularização da obra de Haydn e Mozart. Foi professor de música do príncipe D.Pedro e  de D.Leopoldina e ainda dos demais infantes reais.  Acho muito importante mostrar a obra deste compositor que fez parte da história do Brasil colônia e da música erudita no país. Estou muito feliz por esta oportunidade.In bocca al lupo per me!!!!

Um comentário:

  1. Hoje é terça, e seu concerto foi um espetáculo! Pena que as regras de conduta no Teatro de Brasília não sejam rigorosas como as do Jardim Botânico de S Paulo... O público hoje estava muito indisciplinado, mas nem assim tirou o brilho da apresentação!

    ResponderExcluir